BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nova cria 09/09/2009

Ontem nasceu mais uma cria , ainda não consegui contar direito , mas tá na faixa de 40 alevinos , 3 nasceram mortos , na foto abaixo a fêmea está na criadeira improvisada tendo a cria

Abaixo os alevinos com 1 dia , estão todos bem até agora

Ainda não dá para ver , mas espero que não tenha muitos deformados , pois a última cria mais de trinta morreram por causa de deformidades na cauda

Coloquei a fêmea com esses machos , para ver se ela troca o esperma armazenado , ainda não sei se deu certo fiz isso na cria que nasceu agora , ainda não sei qual é o pai deles

Esses são os machos da 1° e 2° cria com 4 e 2 meses

Abaixo as fêmeas da 1° e 2° crias , ainda não vai dar para cruzá-las

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Tenho acompanhado o seu blog pois também comecei agora com os lesbistes e confirmei uma coisa que talvez possa te interessar. Alguns dos meus alevinos também morreram e tinham a cauda em forma de seta. Na primeira vez, fiquei em dúvida se eles tinham nascido assim mesmo ou se tornaram assim com o tempo, mas agora, na segunda cria, comprovei que eles não nascem assim não. Dos 11 alevinos que separei numa criadeira, nascidos no dia 04 de setembro, nehum deles tinha a causa em forma de seta. Verifiquei 1 por 1 colocando cada alevino num copinho transparente e sob a luz e nenhum tinha o problema, tanto que nadavam perfeitamente bem. Mas ontem fui fazer a limpeza da criadeira e notei que a cauda de TODOS os 11 alevinos agora está em forma de seta e eles tem dificuldade para nadar...
Então não se trata de um problema genético, mas adquirido. No meu caso suspeito que seja por causa da queda do ph, que por um descuido chegou a 6,6, ou seja, bem ácido. Gostaria que você também tentasse idenficar na sua última cria se já existe algum alevino com a cauda em forma de seta. E fique verificando o ph. Acho que a chave para se entender essa coisa de cauda em forma de seta é o ph ácido. Vou ficar observando os meus também para ver se eles vão sobreviver ou vão acabar morrendo.

Edson L. F. disse...

Olá , então dei uma olhada em cada alevino dessa nova cria e ainda não encontrei nenhum com o defeito , agora não sei se é a água pois troquei o pai , talvez o problema genético seja do pai , mas vamos ver se aparece o problema mais pra frente , falaram para mim que poderia ser falta de vitamina c , que era pra eu amassar alface e colocar a água no aquario , ainda não testei , pois como estou sem filtro no aquario dos alevinos , estou com medo de estragar a água , mas valew pela dica

Anônimo disse...

comecei a criar tbm lebistes minha femea criou 14 filhotes no dia 10/9/9 e depois de 4 dias criou mais 4 filhotes estao todos bem. queria saber se é normal a femea criar e depois de alguns dia criar denovo e depois de quanto tempo ela vai dar cria tbm?. ah tenho mais uma duvida tenho 2 femea e um macho mais apenas a femea menor fica gravida queria saber se tem alguma explicaçao prara isso acontecer ? muito obrigado des de ja. ass. mateus

Edson L. F. disse...

Olá ,sua fêmea não deve ter criado em dias diferentes , o que deve ter acontecido é que vc pode não ter visto esse 4 antes , os lebistes terminam o parto em no máximo 8 horas .
Ela dárá cria denovo dentro de 35 dias , quando os alevinos estiverem com uns 28 dias vc já tem que ficar atento , ou já deixar a fêmea na criadeira
A fêmea grande tb deve ficar grávida , mas por causa do tamanho fica difícil ver a barriga , e como vc não consegui ver bem a barriga ela dá cria e os outros comem os filhotes

Edson L. F. disse...

Olá ,sua fêmea não deve ter criado em dias diferentes , o que deve ter acontecido é que vc pode não ter visto esse 4 antes , os lebistes terminam o parto em no máximo 8 horas .
Ela dárá cria denovo dentro de 35 dias , quando os alevinos estiverem com uns 28 dias vc já tem que ficar atento , ou já deixar a fêmea na criadeira
A fêmea grande tb deve ficar grávida , mas por causa do tamanho fica difícil ver a barriga , e como vc não consegui ver bem a barriga ela dá cria e os outros comem os filhotes

Anônimo disse...

a minha femea criou ae eu separei ela dos filhotes por isso que eu acho que ela deve ter criado mais 4 depois e ontem colokei dois filhotes de 16 dias com o pai ea mae eles nao comeram mais hj akela outra femea maior morreu e nao sei por que .e queria saber daki quantos dias eu vou saber qual sao os machos e qual sao as femeas ?agradeço des de ja .ass. mateus

mateus disse...

nao sei o que esta acontecendo com o meu aquario pois a uns 5 minutos morreu meu unico macho hb red agora só tenho a mae dos 19 filhotes eos 19 filhotes .e a femea ja esta bem gorda

Anônimo disse...

nao sei o que esta acontecendo com o meu aquario pois a uns 5 minutos morreu meu unico macho hb red agora só tenho a mae dos 19 filhotes eos 19 filhotes .e a femea ja esta bem gorda. ass mateus

Edson L. F. disse...

Vc só vai saber o sexo dos alevinos com uns 2 meses , até lá todos vão parecer fêmeas , as vezespode até demorar mais , na minha primeira cria fui conseguir separar os sexos só com 80 dias.
O macho que morreu tinha algum sintoma , ou ferimentos na pele ? vc trocou ou fez algo no aqua ?

Anônimo disse...

aquela femea maisr tinha uns furo em baixo da nadadeira da direita mais o maxo nao . a unica coisa q eu fis foi colocar 2 filhotes com eles ass.mateus

Unknown disse...

oi para tds!!!
ai tah acontecendo a msm coisa no meu aqua eu tava com quase uns 100 alevinos de lebiste e de molinesia!! mas acontece q esta morrendo aos poucos e estão pegando essa doença no decorrer dos dias!!
e cada dia tah sumindo muito mais peixinhos!!!
o ph tah normal 7.2, mas naum sei oq tah acontecendo!! me falaram q pode ser alguma bacteria q tem na agua mas nem sei!!
ams boa sorte pra tds e se tiverem uma solução me mande pelo meu email!! Carlos_martins_rodrigues@hotmail.com.
Obrigado!!